segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Nave não tripulada Dragon se desacopla da ISS

Nave da empresa SpaceX fez sua sua quarta missão de abastecimento. A nave retornará à Terra com uma carga de 1,45 toneladas de materiais.


(France Presse/G1)A nave não tripulada Dragon da empresa privada americana SpaceX se desacoplou neste sábado (25) da Estação Espacial Internacional (ISS) após sua quarta missão de abastecimento, segundo imagens transmitidas ao vivo pela Nasa.

Astronautas a partir do interior do posto avançado orbital desacoplaram a Dragon com a ajuda de um braço teleguiado, manipulado por dois dos seis tripulantes da Estação às 13h57 GMT (11h57 de Brasília).

A nave retornará à Terra com uma carga de 1,45 toneladas de materiais de experiências científicas conduzidas na ISS, e pousará às 19h30 GMT (17h30 de Brasília) no Oceano Pacífico, ao longo da costa mexicana.

A nave não tripulada se acoplou à ISS em 23 de setembro com uma carga de 2,26 toneladas de mantimentos, 20 ratos e materiais para experimentos científicos, incluindo um difusiômetro que permitirá medir a velocidade e a direção dos ventos na superfície dos oceanos.

A SpaceX é a primeira empresa espacial privada que transportou material para a ISS.

O contrato da SpaceX com a Nasa, de 1,6 bilhão de dólares, contempla que a cápsula Dragon realize 12 missões até a estação.

Esta é a quinta visita da Dragon à ISS.

O tráfego espacial será particularmente denso nos arredores da ISS nos próximos dias.

Após a visita da Dragon, a ISS receberá uma outra cápsula: Cygnus, que transportará 2,2 toneladas de equipamentos, materiais para experiências, bem como alimentos e outros víveres.

A Cygnus, construída pela companhia Orbital Sciences Corporation, deve decolar na segunda-feira a partir do centro espacial das ilhas Wallops, na costa da Virgínia (leste), e se acoplará em 2 de novembro na ISS.

Enquanto isso, uma nave de carga russa Progress também atracará na estação na quarta-feira, 29 de outubro. Ele substituirá uma outra Progress que deve desacoplar da ISS na segunda-feira.

Por fim, três dos seis tripulantes da ISS já começaram os preparativos para o seu regresso à Terra depois de 165 dias na Estação. Eles devem embarcar em sua Soyuz TMA-13M no domingo, 9 de novembro.

Os três suplentes, um russo e dois americanos deverão chegar em 23 de novembro.
----
Matérias similares no TerraUOLYahoo e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário