terça-feira, 28 de outubro de 2014

Emirados Árabes Unidos no Espaço


(Astropolítica) Existem apenas cerca de uma dúzia de nações no clube de países emergentes no Espaço que tentam capitalizar rapidamente acesso a tecnologia espacial. Uma dessas naçõessão os Emirados Árabes Unidos (EAU). A aventura espacial para para os EAU começou nos anos 1990 com o interesse em reforçar a capacidade nacional para efectivamente criar, usar e explorar as tecnologias de ciências e aplicações espaciais.

Em 2006, um decreto do governo UAE assinado por Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, o primeiro-ministro e Governador do Dubai, criou a Emirates Institution for Advanced Science and Technology (EIAST). O passo sinalizou o compromisso da nação para o desenvolvimento de excelência na indústria do espaço. A EIAST foi criada como parte de uma iniciativa estratégica para promover a inovação científica e tecnologia espacial e para inspirar o desenvolvimento sustentável nos Emirados Árabes Unidos. O astronauta americano Buzz Aldrin, em Abril 2014 na Global Aerospace Summit, em Abu Dhabi, expressou a sua opinião de que os Emirados Árabes Unidos terão um papel na próxima fase da exploração espacial uma vez que a indústria do país se move de uma política governamental para uma politica de desenvolvimento comercial.

O Dubai Sat 1 foi o primeiro satélite de observação lançado em 2009 e em 2013 lançou o Dubai Sat 2. Em Março 2014, a EIAST começou o trabalho de conceptualização do Dubai Sat 3 (renomeado de KhalifaSat).

A EIAST usou parcerias estratégicas, sobretudo a sua parceria com a Coreia do Sul, para fazer avançar os seus planos espaciais, sobretudo através da transferência de saber fazer e de peritos para o programa espaciais dos EAU.

Os Emirados Árabes Unidos têm um potencial excepcional para se tornar uma potência espacial emergente. O país rico em energia, tem os recursos financeiros, o conhecimento técnico e a vontade nacional necessárias para lançar um ambicioso programa espacial. Igualmente importante, o governo do Dubai tem motivações sócio-económicos e geo-estratégicas para entrar no espaço.

Em primeiro lugar, o Governo considera que um programa nacional espacial desempenha um papel importante no esforço para diversificar a economia, a criação de empregos qualificados e bem remunerados, e, por inferência, uma força de trabalho altamente qualificada e alta tecnologia. Ao longo destas linhas, EIAST construiu o seu programa espacial em tecnologias espaciais especificas para capacitar cientistas e engenheiros dos Emirados Árabes Unidos, com foco na transferência de conhecimento, e estabelecer a infraestrutura local, incluindo laboratórios, instalações e centros de educação.

Outra motivação do governo de Dubai para entrar no espaço está enraizada na geografia e localização estratégica dos Emirados Árabes Unidos, bem como a sua posição crucial no Golfo Pérsico. A tecnologia espacial permite que os Emirados Árabes Unidos tirem proveito dos atributos estratégicos do poder espacial - perspectiva, o acesso, presença e profundidade estratégica alargada - que oferece benefícios económicos e estratégicos além do mero prestígio. O DubaiSat-1 e o DubaiSat-2 podem revolucionar o uso da terra e de recursos, bem como o planeamento urbano, que beneficiam os Emirados Árabes Unidos e a região. Os Emirados Árabes Unidos têm o potencial para ser um grande jogador de espaço no Golfo e na região do Médio Oriente.

Podem ler mais sobre o programa espacial dos Emirados Arábes Unidos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário