quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Naves americanas voltarão a levar astronautas para estação espacial

Atualmente, transporte de tripulação para ISS é feito por naves russas. Nasa diz que EUA devem deixar de ser dependentes dos russos em 2017.


(G1) A agência espacial americana (Nasa) anunciou, nesta terça-feira (16), um contrato bilionário que permitirá que o transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) volte a ser feito por naves americanas. Atualmente, os lançamentos de astronautas para a ISS são feitos por naves russas.

As empresas que serão responsáveis por esse transporte serão a Boeing, com a nave CST-100, e a SpaceX, com a nave Crew Dragon. O plano, de acordo com a Nasa, é que os Estados Unidos deixem de ser dependentes exclusivamente da Rússia para esse tipo de transporte em 2017.

"Desde o primeiro dia, a administração Obama deixou claro que a maior nação da Terra não deveria depender de outras nações para ir para o espaço", disse o administrador da Nasa, Charlie Bolden, no Kennedy Space Center, na Flórida. "Graças à liderança do presidente Obama, o trabalho duro da Nasa e das equipes da indústria, e o apoio do Congresso, hoje estamos um passo mais perto de lançar nossos astronautas a partir do solo americano, em uma nave americana, acabando com a dependência exclusiva da Rússia em 2017", afirmou.

Segundo Bolden, entregar o transporte espacial na órbita da Terra para empresas privadas permitirá que a Nasa foque em uma missão ainda mais ambiciosa: "enviar humanos para Marte".

O contrato com a Boeing é de US$ 4,2 bilhões e com a SpaceX, de US$ 2,6 bilhões. Cada um deles inclui, segundo a Nasa, pelo menos um voo tripulado de teste, que tenha pelo menos um astronauta da Nasa a bordo para verificar se o sistema é capaz de lançar, manobrar em órbita e acoplar na ISS. Depois de as empresas receberem uma certificação da Nasa, elas poderão conduzir pelo menos dois e no máximo seis missões tripuladas para a estação espacial.


----
Matérias similares no DN - Portugal, UOLFolhaGalileuVoz da RússiaVejaAstropolíticaAstroPTInovação Tecnológica e Scientific American Brasil
----
E mais:
Boeing e SpaceX construirão espaçonaves tripuladas para NASA (Exame)

Nenhum comentário:

Postar um comentário