quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O que os astronautas comem no espaço

Saiba Como é a Dieta Do Astronauta

(Yahoo) No nosso imaginário de aventura espacial permanece aquela dose de fantasia, aquele estereótipo distante de heróis do espaço. Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, ao lado de Gagarin e - por que não - de Buzz Lightyear (o lúdico boneco astronauta de Toy Story) e do Buzz de verdade (o piloto da Força Aérea dos Estados Unidos), todos, todos eles nos dão a ideia de entes dotados de força especial e superpoderes. Não é verdade?

Mas agora o nosso ideário se enriqueceu com a imagem-símbolo do primeiro astronauta brasileiro: Marcos Pontes. Ao mesmo tempo, porém, em que aumentou a nossa galeria de super-heróis, ganhamos um orgulho patriota que - pela nacionalidade e pela interação - parece, de fato, mais perto de nós, um ser de carne e osso. Assim nos parece o ídolo real Marcos Pontes, a representação viva do brasileiro no espaço.

E, se o vemos assim, fica fácil imaginar a sua experiência humana de habitar uma espaçonave por um período, com direito a tudo que um "terráqueo" pode desenvolver fora da Terra. Aí surgem as curiosidades: como ele fica em espaço orbital? E no interior da nave, que recursos existem? Marcos Pontes sente frio, medo, sede e fome?

O Yahoo! Notícias traz para você outra entrevista com o astronauta brasileiro. Homem do ar e das missões, ele conta desta vez o que come a bordo de uma nave espacial, em meio a relatos de sua rotina.

O que astronautas comem no espaço
Comida enlatada (muitos tipos), sopa, biscoitos, amêndoas, castanhas, barras de cereal, pão, chocolate, café, suco, chá (A dieta é rigorosa durante a fase final do treinamento).

Horários de alimentação
Café da manha, almoço, jantar e lanche "da noite".

Escolha dos alimentos / Logística
Marcos Pontes relata:
"Como escolhemos a comida: ao longo de algumas semanas, durante o treinamento temos que ir ao laboratório de comidas e "testamos" muitas delas e damos notas. Essa experimentação também acontece durante um período sólido de uma ou duas semanas, em que só nos alimentamos de "comida espacial" durante o treinamento, para que nosso organismo se "ambiente". Baseados na nossa preferência (notas) e as nossas necessidades de energia, os cientistas de alimentação montam nosso cardápio para a missão. A nossa comida é enviada para o espaço com nossas roupas em uma espaçonave de carga algumas semanas antes do nosso voo";

Comida extra: pode-se comer fora de hora?
O astronauta brasileiro conta também: "Carregamos conosco, no trabalho diário nos sistemas, (lembrem-se de que sou "mecânico de espaçonave"), algumas castanhas e barras de energia.

Muita fome na aventura sideral?
Não, absolutamente! Marcos Pontes relata que não sente fome nenhuma no espaço. Além disso, ele também revela que, em tal dimensão, perde-se um pouco do sentido do paladar: "Não sentimos muito o gosto das comidas (efeito fisiológico comum entre nós, astronautas)".

Resultado: grande perda de peso no espaço.
----
E mais:
10 coisas da vida de um astronauta que você jamais imaginou como seria (Interessante Nota 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário