quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Astronautas concluem reparo na ISS na véspera do Natal

Americanos flutuaram por 7 horas para substituir bomba de amoníaco. Caminhadas de emergência levou ao adiamento de lançamento de cápsula.



(France Presse/G1) Dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) concluíram com sucesso, nesta terça-feira (24), véspera de Natal, a segunda caminhada espacial para terminar os reparos no sistema de refrigeração do complexo orbital, iniciados no sábado, informou a Nasa.

Os astronautas americanos Rick Mastracchio, de 53 anos, e Mike Hopkins, de 44, flutuaram fora da estação orbital por sete horas e meia para substituir uma bomba de amoníaco que apresentou falhas em sua válvula de controle interno em 11 de dezembro.

'Temos uma bomba funcionando bem', disse um comentarista da Nasa a respeito da transmissão ao vivo da TV da agência espacial americana depois da realização com sucesso de um teste preliminar na bomba recém instalada, um dispositivo volumoso do tamanho de uma geladeira.

Mais testes serão feitos mais tarde nesta terça-feira, mas a bomba parecia estar 'em bom estado' e seria ativada completamente nas próximas horas, acrescentou o comentarista da Nasa do centro de controle da missão em Houston.

Apesar das preocupações recentes sobre problemas de vazamento nos trajes espaciais dos astronautas da ISS, nenhum deles reportou qualquer problema.

Os trajes 'funcionaram perfeitamente e ficaram secos no transcurso de toda a caminhada espacial de hoje', acrescentou o comentarista da Nasa.

Fazendo a segunda caminhada espacial de sua carreira, Hopkins conduziu o braço mecânico, operado a bordo da ISS pelo astronauta japonês Koichi Wanata.

Com as botas presas no braço mecânico de fabricação canadense, Hopkins agarrou o volumoso módulo da bomba enquanto Wanata manobrava o dispositivo para levá-lo ao local preciso da instalação.

Então, Mastracchio, que fazia sua oitava caminhada espacial, ajudou a empurrar o módulo para o compartimento adequado e os dois astronautas começaram a fixá-lo no lugar.

Cinco conexões elétricas e quatro conexões de fluido se seguiram, e um teste breve foi executado para verificar as conexões e a parte elétrica da bomba.

'Que vista!', disse Hopkins ao surgir ao lado de Mastracchio na escolhida da ISS às 09h53, horário de Brasília.

'De fato, vocês estão sobre o Atlântico', respondeu um dos controladores da missão no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas, sul dos Estados Unidos), segundo imagens transmitidas ao vivo pela Nasa TV.

Na primeira caminhada espacial com vistas a reparar a bomba de resfriamento, no sábado, os dois astronautas foram particularmente eficientes, concluindo a expedição em 5 horas e 28 minutos, uma hora a menos do previsto e finalizando inclusive uma parte importante dos trabalhos programados para esta segunda caminhada espacial.

Na ocasião, eles retiraram a bomba de amoníaco defeituosa (de 355 quilos, o tamanho de uma geladeira grande) antes de colocá-la em uma parte da ISS, onde ficará durante vários meses antes de ser armazenada em um local permanente.

Capacete de reposição
Mais cedo, tanto Mastracchio quanto Hopkins reportaram que seus trajes espaciais funcionaram perfeitamente e que não havia sinal de água dentro de seus capacetes.

Um problema de condensação, descoberto no sábado no capacete de Mastracchio, depois de concluída a caminhada espacial, forçou o uso de um capacete de reposição nesta expedição, prevista inicialmente para a segunda-feira e que precisou ser adiada em 24 horas.

A Nasa informou que este problema não teve nada a ver com o misterioso vazamento de água ocorrida no capacete do italiano Luca Parmitano, durante uma caminhada espacial executada em julho. O astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) precisou, na ocasião, voltar em caráter de urgência a bordo da ISS.

A substituição da bomba de amoníaco da estação não podia aguardar, informou na semana passada a Nasa, que havia tentando resolver este problema de forma remota, acionando uma válvula para compensar a que estava bloqueada e impedia a circulação normal de amoníaco no circuito destinado a manter uma temperatura adequada.

Se ocorresse outro problema de funcionamento no segundo sistema de refrigeração, a ISS ficaria em uma situação potencialmente perigosa que demandaria evacuar sua tripulação.

Desde que a falha no sistema de refrigeração foi detectada em 11 de dezembro, a climatização da ISS depende do segundo circuito de refrigeração, que não consegue satisfazer todas as necessidades do laboratório orbital.

O inconveniente, no entanto, nunca pôs em risco os seis membros da tripulação da estação, assegurou a Nasa.

A decisão da Nasa de realizar estas caminhadas de emergência levou ao adiamento para o início de janeiro do lançamento da cápsula não tripulada da empresa privada Orbital Science, que devia ter realizado sua primeira missão de abastecimento da ISS em 19 de dezembro.

A caminhada da terça-feira é a segunda da carreira de Hopkins e a oitava de Mastracchio.
----
Matéria similar no Terra
----
E mais:
Astronautas realizam segunda saída espacial para reparar ISS (G1), com matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário