sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Robôs podem ajudar a reabastecer satélites no espaço

(Com Ciência) Um projeto comandado pela Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês) prevê o uso de robôs para reabastecer satélites em órbita. O projeto, apelidado de Robotic Satellite-Refueling (Reabastecimento Robótico de Satélites), pode evitar que satélites em funcionamento parem de transmitir informações pela falta de combustível.

O número de satélites que se tornam inutilizáveis devido a esse problema cresce anualmente. Essa dificuldade leva ao lançamento de outros satélites, que são bastante custosos e consomem capital e tempo. O uso de robôs pode fazer com que esses satélites permaneçam em funcionamento.

O grande desafio é que os satélites não foram projetados para serem reabastecidos. Assim, será preciso a construção de robôs que possam se acoplar ao satélite, abrir o compartimento de combustível e reinserir o composto usado como energia. Outro problema é que, na ausência de gravidade terrestre, o processo de injeção de combustível toma outra dinâmica, muito mais complexa do que no planeta.

Atualmente, não há tecnologia e nem previsão para que um ser humano possa realizar essa tarefa. Isso porque os satélites estão em uma área espacial conhecida como órbita geossíncrona, que é, hoje, inacessível para o homem.

Os defensores do projeto dizem ainda que a quantidade de lixo espacial irá diminuir caso esses satélites possam ser reabastecidos. O lixo espacial tem se tornado um problema, já que diversos satélites que não estão mais em funcionamento continuam no espaço. Na última década, ocorreram atritos entre objetos espaciais, incluindo, em 2009, um choque entre um satélite russo e um americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário