segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Metade dos astronautas na ISS vai voltar para a Terra nesta terça

Dois russos e americano devem pousar a bordo da nave Soyuz TMA-08M. Nave de carga japonesa HTV-4 também deixou a ISS na quarta-feira (4).


(G1) Metade dos integrantes da Expedição 36 da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) vai retornar para a Terra na noite desta terça-feira (10).

O comandante russo Pavel Vinogradov, o engenheiro de voo também russo Alexander Misurkin e o engenheiro de voo americano Chris Cassidy devem aterrissar a bordo da nave Soyuz TMA-08M às 23h59, segundo a agência espacial americana (Nasa).

A nave de carga japonesa Kounotori 4, ou HTV-4, também deixou a ISS na quarta-feira (4) em direção à Terra, após um mês no espaço.

Continuarão na ISS os outros três tripulantes: a americana Karen Nyberg, o italiano Luca Parmitano e o russo Fyodor Yurchikhin, todos engenheiros de voo. Eles estão na estação desde o dia 14 de maio, e Yurchikhin vai assumir o controle após a ida de Vinogradov.

Enquanto os integrantes não voltam, eles têm mantido o foco em experimentos científicos, na manutenção da ISS e em exercícios para combater os efeitos a longo prazo da vida em microgravidade.

Uma nova tripulação e outro veículo de carga já estão sendo preparados para serem lançados à estação neste mês. O cargueiro comercial Cygnus está previsto para partir no dia 17. E a Expedição 37/38 com os astronautas Mike Hopkins (americano), Oleg Kotov e Sergey Ryazanskiy (russos) deve sair da Terra no dia 25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário