segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ahmadinejad se oferece para ser o 1º astronauta do Irã, afirma agência

País diz ter enviado macaco ao espaço em foguete e o recuperado vivo. Discurso tenta afastar dúvidas sobre o programa espacial iraniano.



(Efe/G1) O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira (4) que está disposto a ser o primeiro astronauta de seu país, durante a cerimônia de apresentação dos protótipos de dois satélites que a nação árabe espera lançar este ano, informou a agência local Mehr.

"Estou disposto a ser o primeiro humano a ser lançado ao espaço por cientistas iranianos", disse Ahmadinejad, ao tentar afastar as dúvidas da imprensa internacional sobre o anúncio de que o país enviou ao espaço, no mês passado, um macaco em um satélite lançado por um foguete.

Na semana passada, a agência de notícias oficial do Irã afirmou que um macaco foi enviado em um foguete que atingiu uma altura de mais de 120 km e voltou intacto. Segundo relatos, o animal estava vivo ao ser resgatado. Fontes independentes não comprovaram o fato.

Segundo Ahmadinejad, "o diabólico inimigo", maneira pelo qual o líder se refere a Israel, aos Estados Unidos e a seus aliados, está preocupado com o progresso do Irã "em todos os campos científicos" e usa qualquer meio para "saquear os recursos iranianos".

O presidente também pediu aos especialistas em tecnologia espacial que permaneçam alerta para evitar possíveis "sabotagens" em seu trabalho, já que "algumas potências não podem tolerar a grandeza e o crescimento do Irã".

O governo do país anunciou durante a apresentação que os protótipos dos satélites de comunicações Zohreh e Nahid deverão ser lançados este ano. Além de Ahmadinejad, o ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, participou do ato. O funcionário lembrou que o Irã tem um programa espacial de dez anos e espera poder enviar um homem ao espaço antes de 2020.

Vajidi disse que o novo Centro de Lançamentos Espaciais Imã Khomeini está em sua fase final de construção e que o novo foguete Simorgh será disparado desse local.

O Irã colocou em órbita seu primeiro satélite em 2009, e desde então a indústria do país lançou outros ao espaço, usando foguetes e tecnologia próprios.

Em fevereiro de 2012, o Irã anunciou que estava desenvolvendo novos foguetes para lançar satélites a uma altitude maior. O desenvolvimento de foguetes espaciais que usam a mesma tecnologia dos mísseis balísticos de longo alcance causou preocupação na comunidade internacional.

Redes sociais
O anúncio do Irã sobre o envio de um macaco ao espaço provocou questionamentos nas redes sociais, por causa de supostas diferenças entre o animal mostrado antes e o bicho visto depois do lançamento.

Uma das imagens, obtida pela agência de notícias estatal iraniana (Irna) no dia 28 de janeiro (esquerda), mostra um macaco com pelos claros e uma mancha acima do olho direito, antes de ser enviado ao espaço. Já a outra foto, tirada na quarta-feira (30) após o retorno do foguete a Terra, revela um macaco com pelos mais escuros e sem a mancha acima do olho.
----
Mais imagens aqui
----
Matéria similar no Terra
----
E mais:
Redes sociais questionam Irã sobre macaco enviado ao espaço (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário