sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Foguete russo que levava satélite dos EUA cai no Oceano Pacífico

Decolagem ocorreu nesta sexta-feira; causa do acidente não divulgada. Satélite americano era de telecomunicações.

(France Presse/Efe/G1) Um foguete Zenit-3SL de fabricação russa e ucraniana lançado de uma base do Pacífico e que transportava um satélite americano de telecomunicações Intelsat 27 caiu no oceano pouco depois de decolar, anunciou a empresa russa Energuia nesta sexta-feira (1º).

O foguete de fabricação ucraniana e com um bloco propulsor feito na Rússia foi lançado às 4h56 (Brasília) e levava a bordo um satélite de telecomunicações Intelsat-27. O lançamento foi o primeiro do programa Sea Launch para 2013.

"Um incidente aconteceu durante o lançamento do foguete Zenit. O foguete caiu no Oceano Pacífico", declarou uma fonte da empresa que fabrica sobretudo blocos de aceleração para os lançadores deste tipo. "Criamos uma comissão para estabelecer as causas deste incidente", completou a fonte.

Investigação
A empresa Sea Launch, que tem como principais sócios a Energuia e a Boeing, executa os lançamentos a partir do mar, com o objetivo de situar-se o mais próximo possível da Linha do Equador. O presidente da Energuia, Vitali Lopota, declarou à agência Ria Novosti que o incidente aconteceu na primeira fase do Zenit-3SL.

"Aconteceu depois de 50 segundos de voo. Estamos tentando determinar o que aconteceu", disse. Em um primeiro momento, o lançamento estava previsto para o fim de janeiro, mas foi adiado por "problemas de organização", sem relação com a parte técnica do foguete ou com as condições meteorológicas", segundo a empresa.

A Sea Launch foi criada em 1995 e é uma empresa mista na qual a americana Boeing possui 40%, a russa Energuia 25%, a norueguesa Kvaerner 20% e as ucranianas Yujnoie e Yujmashzavod 15% do total.

O primeiro lançamento com fins comerciais a partir de uma plataforma da Sea Launch no Oceano Pacífico aconteceu em 1999 e, até agora, foram realizados 34 lançamentos do Oceano Pacífico de foguetes Zenit-3SL com diferentes satélites comerciais.
----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário