segunda-feira, 9 de julho de 2012

Planejamento, MCTI Quer Dinamizar Programa Espacial

(O Vale / Brazilian Space) Transformar o PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais) em Programa de Estado. Esta é a meta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para dinamizar o programa espacial brasileiro.

A mudança faria com que o PNAE tivesse prazos e orçamentos definidos por pastas estratégicas do governo, o que possibilitaria que investimentos fossem feitos de maneira contínua após o cumprimento das metas.

O tema foi abordado em reunião na última semana na sede da AEB (Agência Espacial Brasileira), em Brasília, pelo ministro do MCTI, Marco Antonio Raupp, e pelo presidente da agência, José Raimundo Coelho.

Nesta semana, eles estão na China visitando órgãos espaciais. A estimativa do governo é de que o projeto definitivo do novo PNAE fique pronto até final do ano.

Planejamento
O SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia) acredita que o maior problema do PNAE não seja sua formatação, mas seu processo de execução.

"O programa espacial brasileiro é bem estruturado, com metas e prazos. O que precisa é cumpri-lo, ajustando as verbas aos prazos. O VLS (Veículo Lançador de Satélite) sofre com falta de verbas e, quando liberam algum aporte, o tempo é insuficiente para executar o projeto", afirmou o presidente do sindicato, Ivanil Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário