segunda-feira, 9 de julho de 2012

Poderia fazer isso pelo resto da vida, diz astronauta após retorno


(Terra) O astronauta holandês André Kuipers, que juntamente com o russo Oleg Kononenko e o americano Donald Pettit retornou da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no dia 1º de julho, respondeu perguntas à imprensa holandesa em uma conferência direto do Texas, Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira.

Durante os seis meses em missão na ISS, Kuipers conduziu mais de 50 experimentos científicos no único laboratório de microgravidade permanente do mundo. Ao ser perguntado sobre o pouso da nave russa Soyuz TMA-03M, o holandês contou que é o momento mais impressionante da viagem, pois as forças da gravidade atuam com maior intensidade do que na decolagem. "O impacto é como o de um carro batendo", disse. Após a decolagem, Kuipers afirmou que se sentiu mal e que precisou de um tempo para readaptar o corpo. "Se eu deitasse, minha cabeça girava", contou.

Após agradecer ao carinho de todos que acompanharam sua missão espacial, o astronauta contou que o que mais sente falta na ISS é da vista privilegiada e de flutuar. "Eu poderia fazer isso pelo resto da vida", afirmou. Perguntado sobre a convivência do grupo no espaço, Kuipers disse que o trabalho em equipe era muito bom, não houve discussões ou brigas entre os seis membros do time. Segundo ele, o grande destaque da missão foi o fato de a nave não ter nenhum problema sério. "Tudo correu perfeitamente bem", afirmou.

Enquanto estava no espaço, Kuipers conta que nunca teve medo. Sua única preocupação era o retorno à Terra. "Você sabe que vai ser pesado", brinca. Para ele, o momento mais emocionante da missão foi poder ver a Europa inteira de cima. Quando questionado sobre que lugares pretende visitar agora, o holandês responde que pretende ver de um ângulo mais "realista" as Bahamas e o Outback australiano.

Apesar de estar de volta, a missão da equipe ainda não terminou. O grupo vai ficar em Houston por quatro semanas para passar por experimentos científicos e reavaliações. Para o futuro, Kuipers conta que planeja continuar trabalhando em missões espaciais, além de poder contribuir para mostrar às crianças que ciência é um assunto divertido e interessante de estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário