sexta-feira, 25 de maio de 2012

NASA autorizou acoplagem da Dragon


(Público - Portugal) A primeira nave privada em órbita à volta da Terra, a cápsula Dragon da empresa privada SpaceX, recebeu da NASA, nesta sexta-feira, a autorização para a acoplagem à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), manobra que deverá começar ao início da tarde, hora portuguesa.

Os responsáveis da missão na agência espacial norte-americana tomaram a decisão quinta-feira à noite (2h de secta-feira, em Portugal continental), facto que permitiu iniciar as manobras que colocarão a Dragon a 250 metros de distância da ISS.

Às 11h09, a Dragon deverá receber a autorização final de Houston e continuar a aproximar-se da ISS. Às 13h06 o braço robotizado da estação espacial deverá ligar-se à cápsula e as manobras de acoplagem propriamente ditas começarão três horas depois.

Ontem, a cápsula passou todos os testes preliminares para a acoplagem, informou a NASA. A Dragon aproximou-se como o previsto da ISS, mantendo-se a 2,5 quilómetros de distância e “cumpriu todos os objectivos” da missão previstos para aquele dia, escreveram os responsáveis da NASA numa mensagem no Twitter.

O centro de controlo da ISS, no Centro Espacial Johnson em Houston, os seis astronautas da estação espacial e a SpaceX na Califórnia, realizaram testes aos sistemas de comunicação e de navegação (GPS) da cápsula, que não é tripulada.

A Dragon – que pesa seis toneladas e mede 5,9 metros de altura e 3,6 metros de diâmetro – foi lançada terça-feira, 22 de Maio, a partir da Florida com a ajuda do foguetão Falcon 9, naquele que é o primeiro voo de um vaivém privado em direcção à ISS – o que marca o início de uma nova era no transporte espacial.

Com a "reforma" dos vaivéns da NASA em Julho de 2011, esta agência está a apostar no sector privado para o transporte de carga para a ISS. A SpaceX é uma das empresas privadas que está a ser subcontratada pela NASA para construir cápsulas espaciais, incluindo uma Dragon tripulada que se espera que venha a ser lançada em 2015. Em quatro anos, a SpaceX deverá realizar 12 missões.

A trajectória da ISS pode ser acompanhada online em tempo real aqui e as manobras da acoplagem serão transmitidas em directo, via vídeo online aqui.



Streaming Live by Ustream

Nenhum comentário:

Postar um comentário