Operação era parte crítica do voo teste e foi realizada com sucesso. Entrada de empresas abre nova era na exploração espacial.
(G1) A cápsula espacial Dragon, da empresa SpaceX, foi capturada pelo braço robótico da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) às 10h56 desta sexta-feira (25, horário de Brasília).
É o primeiro passo para a acoplagem da nave à ISS, que deve ser concluída ao longo do dia. Os astronautas que estão na estação devem ter acesso à cápsula na manhã de sábado.
É a primeira vez na história que uma nave espacial construída pela iniciativa privada vai se conectar ao complexo que orbita a Terra. Até agora, apenas as agências espaciais da Rússia, do Japão, da Europa e dos Estados Unidos já tinham completado essa operação.
Por isso, o feito é considerado o início de uma nova era na exploração espacial.
O lançamento aconteceu na última terça-feira, e foi feito por um foguete projetado pela própria SpaceX, o Falcon 9. Segundo a Nasa, a captura pelo braço robótico ocorreu exatamente 3 dias, 6 horas, 11 minutos e 23 segundos após o lançamento, 404 km acima do noroeste da Austrália
O voo da Dragon é considerado um teste. A nave levou pouco mais de 500 kg de suprimentos, como alimentos e água, que serão úteis, mas não seriam indispensáveis para os astronautas que estão na ISS.
Com o desenvolvimento dos voos da iniciativa privada, a SpaceX -- assim como outras empresas -- poderá até transportar astronautas no futuro.
----
Matérias similares no iG, Estadão, Folha (com imagens), Terra, Apolo11, O Globo, UOL, Correio Braziliense e Público - Portugal
----
UPDATE:
Astronautas da ISS abrem escotilhas da cápsula privada Dragon (Terra), com matérias similares no R7 e Veja
.
Astronautas começam a desembarcar carga da cápsula Dragon na ISS (Terra), com matérias similares no iG, UOL, R7 e Veja
.
Nave da SpaceX cheira a 'carro novo', afirmam astronautas (Terra), com matérias similares na Veja, Folha e UOL
.
SpaceX: conheça a 1ª empresa privada a acoplar nave à ISS (Terra), com matéria similar no Correio Braziliense
.
Encontro histórico de uma nave privada com a ISS (DN - Portugal)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário