quinta-feira, 24 de maio de 2012

Primeira nave privada tenta acoplagem nesta madrugada

Cápsula Dragon passa em testes e tenta aproximação. Barack Obama parabenizou sucesso da missão.


Cápsula Dragon é vista da ISS como um pontinho à distância. (Foto: Reprodução)


(G1) A cápsula espacial Dragon, da empresa SpaceX, está em rota para realizar uma primeira aproximação à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) antes de tentar o acoplamento previsto para a madrugada de quinta para sexta-feira, segundo a agência espacial americana (Nasa).

Se tudo der certo, será a primeira vez que uma nave espacial construída pela iniciativa privada vai se conectar ao complexo orbital. O voo é considerado um teste.

A empresa SpaceX, que lançou a Dragon com sucesso na terça-feira, informou que aproximadamente às 5h30 (de Brasília) desta quinta, o veículo não-tripulado navegava a 2,5 quilômetros da ISS.

A cápsula, que leva pouco mais de meia tonelada de alimentos, roupas e equipamentos aos seis astronautas que residem na ISS, deverá atracar por volta de 3h da sexta, iniciando uma nova era da exploração espacial.

Enquanto a Dragon continuava sua aproximação à ISS, o presidente dos EUA, Barack Obama ligou para o co-fundador da SpaceX, Elon Musk, para o parabenizar pelo sucesso da missão.


A aproximação desta madrugada teve o propósito de testar os sistemas de navegação e comunicações que operarão amanhã quando a Dragon tentar o acoplamento com a ISS, um projeto de US$ 100 bilhões no qual participam 16 nações.

Em 7 de maio, o astronauta Don Pettit, a bordo da ISS, treinava para a acoplagem com a Dragon. (Foto: Divulgação)




----
E mais:
A Nova Era Espacial (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário