quarta-feira, 11 de abril de 2012

A corrida espacial agora é entre empresas americanas

SpaceX e Orbital Sciences planejam primeiras missões para a ISS ainda este ano




(O Globo) A aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa no ano passado acirrou uma nova disputa na conquista do espaço. Mas, no lugar da rivalidade política que alimentou a corrida espacial entre os EUA e a extinta União Soviética durante a Guerra Fria, ela agora é entre empresas americanas.

Duas delas, SpaceX e Orbital Sciences Corporation, planejam realizar suas primeiras missões para a Estação Espacial Internacional (ISS) ainda este ano. Elas fazem parte do restrito grupo de companhias que estão recebendo financiamentos milionários da agência espacial americana para desenvolver substitutos aos seus ônibus espaciais.

Delas, a SpaceX é a que largou na frente. A empresa já testou com sucesso seu foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon em dezembro de 2010 e afirma que até o fim deste mês poderia lançar o sistema em uma operação de transporte de carga rumo à ISS. Missões tripuladas, no entanto, só seriam realizadas a partir de 2015.

Já a Orbital ainda não testou seu foguete Antares e sua cápsula Cygnus ainda precisa ir ao espaço. A empresa, no entanto, pretende acelerar seu cronograma, fazendo um teste estático e um lançamento do Antares até o fim deste verão no Hemisfério Norte e uma operação de acoplagem da Cygnus com a ISS até dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário