O chamado Projeto Preparatório NPOESS também irá criar uma ligação entre todos os satélites de observação da Terra que a agência espacial já tem
(Estadão) A agência espacial norte-americana (Nasa) lançou nesta sexta-feira, 28, o satélite do chamado Projeto Preparatório NPOESS. O satélite tem o objetivo de coletar dados sobre a mudança climática da Terra e, também, sobre condições climáticas de curto prazo. Além disso, o NPP irá integrar todos os satélites de observação terrestre que a agência já lançou no passado (o chamado sistema EOS), criando uma ligação entre eles.
Brasil. Na quinta-feira, 27, o Brasil assinou dois acordos de participação em missões de monitoramento terrestre. Um dos acordos formaliza a colaboração em uma missão para a medição das chuvas em todo o mundo, enquanto o outro inclui o Brasil na missão de análise da camada de Ozônio.
A missão GPM - de medição de precipitação - é realizada em parceria com a agência espacial japonesa (Jaxa) e pretende fornecer informações avançadas sobre as características das chuvas e da neve em todo o mundo, além de criar mapas 3D detalhados das estruturas de precipitação.
Já a Missão Cooperativa Ozônio usa instrumentos lançados de Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, para estudar a concentração de vários elementos que constituem a atmosfera terrestre.
----
Matérias similares na Folha, Terra, G1, iG, UOL, R7, Veja e Yahoo
----
E mais:
Agência Espacial Brasileira assina acordo de cooperação com Nasa (Terra), com matérias similares no JB, G1, iG, O Globo, R7, Veja, Yahoo, Inovação Tecnológica, Correio Braziliense e Panorama Espacial
.
Acordos entre agências espaciais do Brasil e dos EUA não prevêem satélite (G1)
.
Urso invade parte de laboratório da Nasa em Los Angeles (G1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário