quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cosmonautas não liberam minisatélite durante caminhada espacial

Equipamento estava sem uma das antenas e enviaria apenas metade dos dados

(AP / iG) Controladores de voo suspenderam a caminhada especial de dois cosmonautas russos que estava prevista para hoje (3). O centro de controle identificou que faltava uma antena no microsatélite seria liberado durante a missão.

O russo Sergei Volkov chegou a pegar o satellite de 26 quilos enquanto saía da estação espacial. Ele estava pronto para liberar o satélite quando os controladores, em Moscou, pediram para que a operação fosse cancelada.

Imagens de TV mostraram apenas uma antena no satélite. De acordo com Josh Byerly, que comentava a caminhada espacial na transmissão na TV da agência espacial americana, era para haver duas antenas no satélite. Metade dos dados seria perdida caso o satélite fosse liberado com uma antena.

Volkov e seu parceiro de caminhada espacial, o cosmonauta Alexander Samokutyaev, permaneceram fazendo outras atividades enquanto especialistas em Moscou discutiam se o satélite poderia ser liberado mais tarde durante a caminhada ou se deveriam postergar a missão para outro dia. Como os astronautas voltaram com o equipamento para a ISS, o satélite só poderá ser liberado no próximo ano, quando a próxima caminhada espacial está prevista.

O pequeno satélite Cedro é um protótipo de uma série de satélites educativos que estão sendo desenvolvidos pela Nasa e pela Agência Espacial Russa. Caso fosse lançado, ele emitiria durante duas semanas 25 mensagens de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra e informações técnicas do aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário