sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nasa inicia preparação para lançamento do Endeavour



(AFP/Terra) A Agência Espacial Americana (Nasa) começou nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira a preparar a estrutura de serviço rotativo no Centro Espacial Kennedy para o lançamento do ônibus espacial Endeavour, em Cabo Canaveral, na Flórida. O lançamento, que será o último voo do Endeavour - o penúltimo de um ônibus espacial americano, está programado para ocorrer às 16h47 (de Brasília).

A Nasa está preparando uma grande cerimônia. O presidente Barack Obama assistirá com sua família ao lançamento da nave. Será a primeira vez que um presidente americano irá a um lançamento desde Bill Clinton, que o fez em 1998.

Outra presença que irá chamar a atenção é a da congressista Gabrielle Giffords. Em janeiro, ela foi atingida por um tiro na cabeça durante um ato político, e após meses de reabilitação poderá despedir-se de seu marido Mark Kelly, o astronauta que comandará o último voo da nave.

O voo trata-se do último realizado pelo Endeavour antes de se aposentar. Ainda neste ano será lançado o Atlantis e, com isso, o programa espacial americano, que já tem 30 anos, terá fim.
----
E mais:
Fotos contam história do ônibus espacial Endeavour (Terra), com acervo de imagens
.
Lançamento do Endeavour deve reunir 70 mil nos EUA (Folha), com matéria similar no iG
.
Conheça a sequência de lançamento dos ônibus espaciais (Apolo11)
.
Perto do fim, um motivo para celebrar os ônibus espaciais (iG)
.
Nave Endeavour parte hoje para sua última missão no espaço (R7), com matérias similares na Veja, Yahoo e DN - Portugal
.
Ônibus Espacial Endeavour Descansa na Plataforma de Lançamento Enquanto Espera a Passagem de Uma Tempestade (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário