quinta-feira, 3 de março de 2011

Folga para os astronautas do Discovery


(O Globo) Os astronautas do Discovery terão algum tempo de folga nesta quinta-feira. Durante o dia responderão a algumas perguntas de repórteres e, no fim do dia, toda a tripulação se reunirá para falar com o presidente dos EUA, Barak Obama.

Depois de seis horas de trabalho na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), os astronautas Stephen Bowen e Alvin Drew terminaram nesta quarta-feira a segunda e última caminhada espacial da missão STS-133 do Discovery.

Na segunda-feira os astronautas Steve Bowen e Alvin Drew realizaram a primeira caminhada no espaço para instalar um cabo de extensão de energia, mover uma peça de bombeamento para um módulo externo, instalar uma câmera do lado direito da nave, com o objetivo de criar um ponto de conexão entre o espaço e nosso planeta, e extensões para o trilho de transporte, além de recuperar o experimento japonês "Mensagem em uma Garrafa", que será trazido de volta para a Terra.

O Discovery chegou à ISS no sábado e foi recebido com uma brincadeira pelo comandante da estação, Scott Kelly.

- Por que demoraram tanto? - perguntou, referindo-se às falhas mecânicas e à falta de condições meteorológicas para que o veículo entrasse em órbita em setembro, como estava previsto inicialmente.

Com o voo, a Nasa iniciou sua despedida dos ônibus espaciais. Os outros dois veículos ainda em atividade, o Endeavour e o Atlantis também só têm mais uma missão pela frente. Ambas devem ser realizadas ainda este semestre. Depois, eles vão virar peças de museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário