quinta-feira, 3 de março de 2011

Propulsores do Discovery ajustam órbita da estação espacial

(Efe / Folha) A órbita média da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi elevada nesta quinta-feira em 1,75 quilômetro. O ajuste contou com a ajuda dos propulsores do ônibus espacial Discovery, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Os motores, conectados às 17h03 no horário de Moscou (11h03 de Brasília), funcionaram durante 26 minutos. A órbita da ISS foi elevada 352,8 quilômetros, segundo informações de um porta-voz do CCVE citado pela agência de notícias oficial Itar-Tass.

A anterior elevação da órbita, em 0,9 quilômetro, ocorreu em 25 de fevereiro com os propulsores do segundo cargueiro europeu da série ATV, o Johannes Kepler, acoplado à ISS um dia antes.

O Discovery está conectado à plataforma orbital desde sexta-feira e permanecerá no laboratório espacial até o próximo domingo.

A atual tripulação permanente da ISS é formada pelos cosmonautas russos Aleksandr Kaleri, Oleg Skripochka e Dmitri Kondratiev, os americanos Scott Kelly e Catherine Coleman e o italiano Paolo Nespoli.
----
Matéria similar no Yahoo, Terra, iG e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário