quinta-feira, 3 de março de 2011

Discovery: astronautas concluem última caminhada espacial

Astronautas instalaram uma câmera externa na Estação Espacial. Operação ateve atraso de 40 minutos por vazamento em traje.

(France Presse / G1) Dois astronautas do Discovery finalizaram com sucesso nesta quarta-feira a segunda e última caminhada espacial da missão, a derradeira para este ônibus espacial, indicou um porta-voz da Nasa.

Steve Bowen, de 47 anos, e Alvin Drew, de 48, voltaram à câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e concluíram sua expedição no espaço às 18h56 (horário de Brasília), após uma caminhada de 6 horas e 14 minutos. Eles começaram sua missão com um atraso de quarenta minutos por um pequeno vazamento no traje espacial de Steve Bowen.

Mas apesar deste contratempo, os dois astronautas realizaram todas as tarefas em menos tempo que o previsto (6h30).

Retiraram uma proteção térmica de uma plataforma de armazenamento que se encontra no laboratório europeu Columbus e instalaram uma câmara no robô Dextre.

Dextre, uma contribuição da Agência Espacial Canadense, parte do braço robótico da ISS, também fornecido pelo Canadá, serve para a manutenção da Estação. O robô é teledirigido do interior por astronautas. Com a ajuda de seus dois braços, substitui pequenas peças no exterior da ISS.

Esta foi a segunda caminhada espacial de Alvin Drew e a sétima de Steve Bowen, que substituiu na tripulação o astronauta americano Tim Kopra, que sofreu um acidente de bicicleta em janeiro.
O ônibus espacial Discovery decolou do Centro Espacial Kennedy no dia 24 de fevereiro para sua última missão antes de ser aposentado. O Discovery é o primeiro dos três ônibus espaciais que se tornará uma peça de museu até o fim do ano.

Foram necessárias 155 caminhadas espaciais (973 horas e 53 minutos) de astronautas para unir e manter a Estação Espacial desde 1998.
----
Matérias similares no Terra, iG, Estadão, UOL, Yahoo, R7, AstroPT e Público - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário