segunda-feira, 7 de março de 2011

EUA lançam segundo avião militar não tripulado ao espaço


(Efe / Folha) A Força Área dos Estados Unidos lançou na noite deste sábado seu segundo avião experimental sem tripulação, o X-37B Orbital Test Vehicle 2, que servirá para provar sistemas e sensores de satélites.

Os X-37B são aeronaves similares às naves espaciais, embora menores, e são totalmente autônomos.

O lançamento foi feito da estação de Cabo Canaveral, na Flórida. O X-37B 2, de nove metros de altura, foi lançado sobre um foguete Atlas 5 com um dia de atraso sobre o previsto devido às más condições meteorológicas.

A Força Aérea dos EUA não informou mais detalhes sobre a missão do avião robótico que pode passar nove meses no espaço e se limitou a assinalar que servirá para realizar provas sobre novas tecnologias de satélite.

Trata-se do segundo avião não tripulado destas características que os EUA lançam ao espaço.

O primeiro avião do tipo realizou uma expedição de 270 dias, após ser enviado ao espaço em abril de 2010. Todo o material registrado pelo primeiro X-37B foi marcado como "classificado" e nunca divulgado.

Em maio de 2010, o telescópio de um astrônomo amador canadense captou durante alguns segundos o voo do X-37B, Segundo o astrônomo Kevin Fetter a nave ficou em uma órbita de 40 graus, o que a coloca em uma rota que passa sobre Afeganistão, Paquistão, Coreia do Norte e Iraque, entre outros países --no que especialistas dizem ser uma missão de espionagem.
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário