segunda-feira, 7 de março de 2011

Discovery fecha escotilhas e despede-se da ISS

(Efe / Terra) Os seis tripulantes do Discovery já se encontram na nave espacial após completarem com sucesso a manobra de fechamento das escotilhas às 16h11 do horário local (18h do horário de Brasília) com a Estação Espacial Internacional (ISS), informou neste domingo a Nasa.

As escotilhas foram abertas no dia 26 de fevereiro e permaneceram abertas durante sete dias, 23 horas e 55 minutos.

As tripulações do Discovery e da ISS desfrutaram neste domingo de poucas horas livres nas quais compartilharam uma refeição de despedida.

O comandante do Discovery, Steve Lindsey, agradeceu a hospitalidade recebida na ISS.

Por sua parte, o comandante da ISS, Scott Kelly, declarou que foi "uma missão muito bem-sucedida" e afirmou que vão "sentir saudades da tripulação e da nave espacial Discovery".

Pouco antes do fechamento das escotilhas, os controladores da missão da Terra brincaram com ambas tripulações.

"Só um conselho amistoso, antes de fecharem as escotilhas nesta noite assegurem-se que todas as coisas e todos os membros da tripulação estão no lado correto", disseram.

A agência espacial tinha previsto que a missão do Discovery voltasse a Terra na segunda-feira dia 7 de março, no entanto, com o novo programa a nave partirá amanhã às 7h da hora local (9h do horário de Brasília) da estação e voltará a terra na quarta-feira no dia 9 de março.

A Nasa informou que o dia extra da missão STS-133 é importante para terminar de desembarcar e colocar as mais de cinco toneladas de material que transportou o Discovery ao Módulo Permanente Multiuso à Estação Espacial Internacional (ISS).

A aterrissagem está prevista para às 11h58 da costa leste (13h58 do horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida.

Esta é a viagem número 39 e última do Discovery, que ao longo de sua história percorreu mais de 230 milhões de quilômetros, passou em órbita 352 dias e rodeou a Terra 5.628 vezes a uma velocidade de 28 mil km/h.
----
Matérias similares na Folha, JB, G1, iG, UOL, Yahoo, Estadão e Público - Portugal



----

E mais:

Discovery despede-se para sempre da ISS (Efe / Terra), com matérias similares no R7 e Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário