terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pesquisador do Vale Vai Assumir AEB

(O Vale / Brazilian Space) O ministro Aloizio Mercadante aproveitou a visita a São José para confirmar as nomeações dos cientistas Marco Antônio Raupp e Carlos Nobre para cargos no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Raupp vai assumir a presidência da AEB (Agência Espacial Brasileira), enquanto o climatologista Nobre terá a responsabilidade de cuidar da Secretaria de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento.

Os dois pesquisadores ainda não puderam comentar sobre os novos desafios, pois suas nomeações ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União, o que deve acontecer em até 10 dias.

Responsabilidade
Ao assumir a presidência da AEB, Raupp terá o desafio de resolver os principais gargalos enfrentados pelo programa espacial brasileiro nos últimos anos, sobretudo a falta de pessoal.

Ele deixará o comando da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a direção do Parque Tecnológico de São José para se dedicar exclusivamente à AEB.

Já o climatologista Carlos Nobre reduzirá suas atividades no INPE, onde é diretor do Centro de Ciência do Sistema Terrestre, para assumir a pasta a direção da secretaria --cargo que, segundo o ministro Mercadante, terá a responsabilidade de aliar o desenvolvimento sustentável à ciência.

"Nobre terá o trabalho de focar no clima, na biodiversidade, sustentabilidade ambiental e na economia verde criativa. Queremos investir nestes setores, além da previsão meteorológica de desastres, por meio do INPE", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário