segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Presidente da AEB participa 50º Aniversário da Academia Internacional de Astronáutica


(AEB / Brazilian Space) O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, participou, no dia 17 de novembro, em Washington, (EUA), do Encontro dos Chefes de Agências Espaciais e do 50º Aniversário da Academia Internacional de Astronáutica (IAA, sigla em inglês) – que teve como tema “Espaço para Humanidade”. Os eventos reuniram vinte e cinco líderes de agências espaciais de todo o mundo.

Durante o evento, foram discutidos quatro tópicos considerados essenciais pelo IAA: Mudanças Climáticas e Sistemas Verdes; Gestão de Desastres e Perigos Naturais; Exploração Planetária; e Vôos Espaciais Tripulados. “O Brasil não costumava participar de eventos como esse. No entanto, considero fundamental que sejamos parte dessas discussões e decisões”, afirma Ganem.

Ao final do evento, os chefes das agências espaciais puderam discursar durante três minutos. “Em meu discurso enfoquei a crença da AEB em que a única maneira de monitorar toda a Terra é do espaço. Por isso, todas as nações devem se unir a fim de serem capazes de explorar, de forma mais eficaz, as possibilidades permitidas pela tecnologia espacial, a fim de evitar ou atenuar os efeitos das mudanças globais para a humanidade e o meio ambiente”, conta Ganem. Depois, os líderes receberam, das mãos do presidente da IAA, Madhavan Nair, um troféu em agradecimento a participação no evento.

IAA – O IAA é uma instituição de especialistas em espaço que tem como objetivo promover o desenvolvimento do espaço para fins pacíficos. Suas atividades principais são a cooperação, a confecção de documentos sobre o futuro do espaço e contribuições científicas para conferências - como o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário