segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rússia perde 3 satélites do sistema GLONASS lançados no domingo

(Efe / Terra) A Rússia perdeu os três satélites que lançou neste domingo a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, para completar seu sistema de posicionamento global GLONASS, informaram fontes da indústria espacial russa.

"Dados preliminares, o foguete ''Protón-M'' colocou o bloco acelerador com os três satélites em uma trajetória incorreta", disse um representante da indústria espacial russa à agência "Interfax". Em consequência disso, "o bloco acelerador não conseguiu situar os satélites na órbita prevista e com eles entrou na atmosfera".

Outra fonte disse à agência oficial russa "RIA Novosti", que informações preliminares indicam que o bloco acelerador e os satélites caíram em uma região do oceano Pacífico próxima ao Havaí e afastada das rotas de navegação.

"Os especialistas em balística verificaram tudo: o bloco acelerador DM-3 com os equipamentos espaciais não estão na órbita principal", indicou.

O GLONASS, semelhante ao GPS americano, entrou em operação em 1999, mas só agora teria cobertura global.

Em sua composição definitiva, o GLONASS contará com 24 satélites operacionais, oito em cada plano de órbita, além de vários equipamentos reservas em órbita.
----
Matérias similares na Folha, G1, Estadão, R7, Veja, AstroPT e DN - Portugal
----
E mais: Erro de programação pode ter causado falha em foguete russo (France Presse / Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário