sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ônibus espacial Atlantis realiza última missão nesta sexta

Relógio registra contagem regressiva para o lançamento da nave Atlantis, em sua última missão



(Efe / Terra) O ônibus espacial Atlantis inicia nesta sexta-feira sua última viagem à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) durante a qual levará novos equipamentos ao complexo que orbita a quase 400 km da Terra. O voo, de número 32, será o último do Atlantis, que entrou em órbita pela primeira vez em 1985. O lançamento está previsto para as 18h20 GMT (15h20 de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, Flórida.

A Nasa prevê a partida da plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral (no estado da Flórida). Em relatório, a Nasa informou que os preparativos correram como esperado, e a contagem regressiva continua sendo realizada sem qualquer interrupção.

Segundo o serviço meteorológico da agência espacial americana, há previsão de bom tempo para as próximas 24 horas na região do lançamento. Durante a missão, que incluirá três caminhadas espaciais, os seis tripulantes do ônibus espacial instalarão na ISS um compartimento integrado de carga e um módulo de pesquisas científicas construído pela agência espacial russa.

Esse módulo proporcionará um novo ponto de acoplamento para as naves russas Soyuz e Progress, que assumirão a maior parte das tarefas atribuídas até agora aos ônibus espaciais dos EUA. Além de víveres para os ocupantes da ISS, o Atlantis também leva um conjunto de seis baterias para a parte central do complexo, uma antena, peças para o braço robótico da estação e outros equipamentos.

A tripulação do Atlantis é integrada pelo comandante Ken Ham, o piloto Tony Antonelli e os especialistas Michael Good, Garrett Reisman, Piers Sellers e Steve Bowen. As naves dos EUA serão aposentadas no final deste ano e as últimas duas missões corresponderão à Discovery, em setembro, e à Endeavour, em novembro.
----
E mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário