sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vídeo da Nasa mostra como os astronautas vão ao banheiro

Gravação mostra os bastidores da preparação da missão do Atlantis. Ônibus espacial decola em seu último voo nesta sexta.

A Nasa divulgou um vídeo no canal YouTube que responde uma das perguntas mais populares da história da agência: "como os astronautas vão ao banheiro?"

O vídeo é apresentado pelo veterano astronauta Mike Massimino, o mesmo que inaugurou o Twitter no espaço (siga o Twitter dele aqui). Massimino tem apresentado, com bastante bom humor, vídeos no canal da Nasa no YouTube mostrando os bastidores das missões espaciais.

Na gravação é possível ver dois vasos de treinamento diferentes. Um, não-funcional, serve apenas para que os astronautas treinem o "alinhamento" na hora de sentar no vaso sanitário, com a ajuda de uma câmera. Sim, é exatamente isso que você está pensando.

O outro vaso, igual ao dos ônibus espaciais, é operacional. Ele funciona com a ajuda de sucção a ar, para "orientar" os dejetos. Vale lembrar que, no espaço, tudo flutua -- incluindo os resíduos. Por isso, treinar é importante para evitar situações bem desconfortáveis em órbita.

O ônibus espacial Atlantis decola rumo à Estação Espacial Internacional às 15h20 desta sexta-feira (14), se as condições climáticas permitirem. Será a última missão da nave, que está em operação há 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário