segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Foguete com três astronautas acopla com sucesso em Estação Espacial

Americano, russo e italiana chegaram à ISS nesta segunda-feira (24). Viagem espacial durou pouco menos de seis horas, segundo a Nasa.


(G1) Com três tripulantes a bordo, o foguete Soyuz acoplou com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS) à 0h48 desta segunda-feira (horário de Brasília), informou a agência espacial americana (Nasa) por meio de sua conta no Twitter.

A equipe do Soyuz é composta pelo astronauta americano Terry Virts, o russo Anton Shkaplerov e a italiana Samantha Cristoforetti, primeira mulher de sua nacionalidade a viajar ao espaço.

Os recém-chegados se juntaram na plataforma orbital aos cosmonautas russos Yelena Serova e Aleksandr Samokutyaev, e ao astronauta americano Barry Wilmore.

O lançamento da espaçonave Soyuz TMA-15M aconteceu às 19h01 (horário de Brasília) no Casaquistão, e a viagem espacial durou pouco mais de seis horas. O lançamento e a acoplagem foram transmitidos ao vivo pela Nasa.

Em sua bagagem, a nave leva uma cafeteira espacial, que recebeu o nome de "ISSpresso" (uma brincadeira com a sigla em inglês que dá nome à estação). A máquina permitirá pela primeira vez a degustação de um café expresso a bordo da plataforma orbital.
----
Matérias similares no TerraExameUOL (com vídeo)FolhaYahooVejaO Globo e Correio Braziliense
----
E mais:
Foguete é lançado para levar três astronautas à Estação Espacial (G1), com matérias similares no TerraUOL e Yahoo


----
Italiana leva caviar e cafeteira para estação espacial (Terra - vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário