terça-feira, 18 de novembro de 2014

Americanos temem que objeto espacial desconhecido seja russo

Há suspeitas de que a máquina pertence à Rússia e de que faça parte de um programa para destruir satélites

(Terra) Astrônomos ocidentais e militares americanos monitoram e estão preocupados com um objeto espacial chamado de 2014-28E. Há suspeitas de que a máquina pertence à Rússia e de que faça parte de um programa para destruir satélites. As informações são do Daily Mail.

Segundo a publicação, embora as autoridades americanas estejam garantindo que a Rússia tenha algo a ver com o 2014-28E, o país europeu nega a responsabilidade sobre o objeto.

O objeto havia sido inicialmente classificado como lixo espacial, impulsionado em órbita como parte do lançamento de um foguete russo, lançado em maio.

Mais tarde, porém, peritos chegaram à conclusão de que esse objeto poderia ser estritamente civil, utilizado para a luta contra o lixo espacial. O objeto não despertou o interesse antes porque seu lançamento não havia sido anunciado.

"O objeto 2014-28E tem um aspecto experimental. Seja o que for, pode ter várias funções, tanto civis, quanto militares", diz Patrícia Lewis, diretora de pesquisa da Chatham House.
----
Matéria similar no O Globo


----
E mais:
Militares ocidentais preocupados com objeto desconhecido no espaço (Voz da Rússia)
.
A Rússia tem uma arma espacial? (Astropolítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário