sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Vega será lançado em novembro para testar reentrada na atmosfera


(UOL) O IVX (Intermediate eXperimental Vehicle) deixou a Holanda nesta terça-feira (23) rumo à Guiana Francesa, onde será lançado. O foguete Vega, que transportará o IVX, já foi movido para a plataforma de lançamento e aguarda a sua chegada. Esse é o início da preparação para o quarto voo do foguete Vega, planejado para o início de novembro.

Quando a espaçonave estiver completamente montada, o IVX será colocado dentro da sua carenagem protetora. A nave espacial chegará a uma altitude de cerca de 420 km antes de iniciar a descida. As medições recolhidas por IXV durante o voo hipersônico e supersônico para uma amerissagem no oceano Pacífico será de valor inestimável para a concepção de futuros veículos de reentrada, segundo a ESA (Agência Espacial Europeia, sigla em inglês), uma informação que não pode ser obtida em laboratórios.

Testes extensos feitos entre julho e agosto no Centro Técnico da ESA, que fica em Noordwijk, na Holanda, mostraram que o veículo consegue suportar condições mais exigentes durante a subida. O IXV foi exposto ao ruído e às vibrações que experimentará durante decolagem e separação do foguete Vega.

Essas simulações foram necessárias para verificar que sistema de navegação, controle de orientação e todas as funções gerenciadas pelo computador de bordo funcionam bem e estão prontos para o lançamento.
----
E mais:
Nave europeia pronta para primeiro voo (Inovação Tecnológica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário