segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Satélite CBERS-4 passa por revisão final na China

O lançamento está programado para o dia 7 de dezembro de 2014

(JC) Em Beijing, especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês) apresentaram e discutiram os resultados dos testes elétricos e ambientais realizados no satélite sino-brasileiro CBERS-4, que deve ser lançado no final deste ano.

O satélite é o quinto desenvolvido pelo Programa CBERS (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria com a China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

A Revisão Final de Projeto (FDR), realizada no dia 18 de setembro, é uma etapa importante que antecede o lançamento do satélite e contou com a presença de 17 especialistas do INPE, 44 da CAST, além de representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Embaixada do Brasil em Pequim, da China Aerospace Science and Technology Corporation(CASC) e da Administração Nacional de Espaço Chinesa (CNSA).

“Não tendo sido identificada discrepância de maior relevância, a conclusão dos especialistas dos dois países foi de que o satélite CBERS-4 está pronto para iniciar a sua campanha de lançamento”, informa Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS.

A próxima atividade será o acondicionamento do CBERS-4 para o transporte à Base de Lançamento de Satélites de Taiyuan (TSLC), previsto para 15 de outubro. O lançamento está programado para o dia 7 de dezembro de 2014.

Mais informações: www.cbers.inpe.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário