terça-feira, 2 de setembro de 2014

Lançado Com Sucesso o Foguete VS-30 V13 em Alcântara


(IAE/Brazilian Space) Foi realizado ontem à noite, dia 1º de setembro de 2014, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o lançamento do foguete VS-30 V13 durante a Operação Raposa.

Dentre outros objetivos, a campanha serviu para o treinamento das equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do CLA na operação e lançamento de motores a propelente líquido, visando aplicação no desenvolvimento de futuros veículos lançadores de satélites.

O experimento EPL (Estágio Propulsivo Líquido funcionou durante todo o período previsto de 90 segundos, queimando oxigênio líquido e etanol. O EPL consiste do Motor L5, desenvolvido pelo IAE e o Sistema de Alimentação (SAMF), desenvolvido pela empresa brasileira Orbital Engenharia.

Todos os requisitos de sucesso dessa missão foram atingidos:

1.dispersão do ponto de impacto no mar dentro das áreas de segurança estabelecidas pela segurança de voo do CLA;

2.ignição do EPL;

3.transmissão e recepção dos dados de voo do VS-30 V13 e dos seus experimentos, por telemedidas;

4. rastreio da trajetória de voo do VS-30, por radares.

O desempenho do motor S30 foi nominal, o que possibilitará a retomada de lançamento dos foguetes brasileiros, por parte da Agência Espacial Alemã (DLR), a partir da Europa.

O longo tempo de funcionamento do Motor L5 (90 segundos) e todos os dados adquiridos durante o voo forneceram dados suficientes para análise do desempenho do veículo, inclusive para a solução de eventuais problemas que possam ser identificados durante a análise detalhada de todo o voo.

As lições aprendidas durante a preparação para lançamento serão úteis para o desenvolvimento de futuros veículos suborbitais e lançadores de satélites que utilizem motores líquidos, bem como possibilitarão a solução de problemas técnicos enfrentados no transcorrer da campanha.

A Operação Raposa foi apoiada pela AEB e contou com participação de diversas organizações militares subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – IAE, CLA e CLBI, ao Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) - Segunda Força Aérea (II FAE) e Quinta Força Aérea (V FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR) e à Marinha do Brasil.
----
Matérias similares no G1ExameMensageiro Sideral - Folha, VejaEstadão e Fundação Planetário
----
E mais:
Gravidade zero (Pesquisa Fapesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário