terça-feira, 2 de setembro de 2014

AEB instala o primeiro CVT Espacial em Natal (RN)

O projeto está recebendo os últimos ajustes e já tem o aval do MCTI

(JC) O primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para o segmento espacial, o CVT Espacial, será instalado na área do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).

A informação foi dada pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo, aos integrantes do Conselho Superior da instituição, na 68ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada nesta quinta-feira (28) no CLBI.

Segundo o dirigente, o projeto está recebendo os últimos ajustes e já tem o aval do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), parceiro na iniciativa. Um dos objetivos do Centro é contribuir para que as ações de capacitação de monitores feitas pelo programa AEB Escola deixem de ser eventos realizados ao longo do ano e passem a ser atividades do programa.

O presidente disse também que além de um local para formação de recursos humanos, o CVT Espacial contribuirá para que a sociedade local passe a ter outro olhar sobre as atividades espaciais do país e amplie sua visão sobre as necessidades que o país tem de dominar cada vez mais as tecnologias do setor.

Cbers – No encontro Braga Coelho também informou que o quinto exemplar do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, o Cbers-4, está entrando na etapa final de testes na China e segue em outubro próximo para a base de Taiyuan de onde deve ser lançado em 7 de dezembro.

Também foi apresentado um relatório sobre o estágio das doze parcerias internacionais firmadas pela AEB, destacando as negociações acertadas com o Japão para o lançamento de satélites de pequeno porte a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Os integrantes do Conselho ainda foram informados pelo Major Brigadeiro da Força Aérea Brasileira, Wander Almodovar, sobre os aspectos técnicos que envolvem o lançamento do foguete VS-30, que se realiza hoje (29) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e que será acompanhado pelos conselheiros.

De acordo com ele, pela primeira vez será testado no país um foguete com motor a propulsão líquida. Para ele, o evento é de grande importância, “pois demonstra que o Brasil domina mais uma etapa da competitiva tecnologia espacial”. O Major Brigadeiro destacou ainda que o sucesso do lançamento também será significativo para as indústrias do setor aeroespacial do país, tanto em termos de mercado, quanto da formação de recursos humanos qualificados, uma vez que o motor em teste é totalmente nacional.
----
Matéria similar no Brazilian Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário