quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cargueiro espacial Georges Lemaître acoplará à EEI em 12 de agosto



(Voz da Rússia) A última nave espacial de carga europeia ATV-5 Georges Lemaître, lançada a partir do cosmódromo de Kourou, na Guiana Francesa, acoplará à Estação Espacial Internacional (EEI), em 12 de agosto, declarou à RIA Novosti o Centro de Controle de Missão, localizado nos arredores de Moscou.

O quinto cargueiro espacial europeu ATV-5 Georges Lemaître, chamado em homenagem do físico belga, transportará à EEI mais de seis toneladas de carga, incluindo alimentos, combustível, ar e equipamentos científicos.

A nave foi transportada desmontada em três recipientes especiais da cidade alemã de Bremen para a América do Sul. Além disso, lá foram entregues 80 contentores com equipamentos de teste. A montagem final do veículo espacial foi realizada diretamente no local de lançamento.

As naves ATV (Automated Transfer Vehicle) são o único tipo do cargueiro espacial, além do russo Progress, que efetua o reabastecimento, orientação e correção regular da órbita da EEI. A nave é capaz de transportar à EEI cerca de 7,5 toneladas de carga - três vezes mais do que o Progress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário