quarta-feira, 23 de julho de 2014

Morgan Freeman em sessão de perguntas com astronautas

Num evento ocorrido no dia 18 de julho, o ator participou numa emissão diferente onde os restantes interlocutores flutuavam em "gravidade zero".


(DN - Portugal) Um encontro promovido pela NASA a fim de celebrar o 45.º aniversário da missão espacial Apollo 11 teve como um dos convidados o ator Morgan Freeman que protagonizou alguns momentos divertidos, junto da plateia no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia. "Exibicionismo", diz o ator enquanto o astronauta Reid Wiseman faz um mortal na cabine da Estação Espacial Internacional. "Certo, uma das coisas da minha lista vai ser ir até aí convosco para experimentar fazer isso", afirma Morgan Freeman.

O ator aproveitou a oportunidade para questionar os astronautas sobre o seu trabalho e acerca da possibilidade de levar humanos até Marte, tentando saber em que medida contribuem para esse desenvolvimento. Os astronautas referiram que tudo depende de fundos monetários, ao que Freeman remata: "Acho que temos gasto muito dinheiro a fazer as coisas erradas. Nós podemos fazer coisas diferentes".

Um dos astronautas participantes, Steve Swanson, referiu ainda que a Estação Espacial Internacional é um bom lugar para praticar uma eventual viagem até Marte e acrescentou que os astronautas podem aprender mais sobre como fazer sistemas de suporte de vida funcionarem durante três anos consecutivos e até mesmo sobre como sobreviver à radiação solar numa viagem ao Planeta Vermelho.

O ator norte-americano respondeu a algumas perguntas do público, nomeadamente sobre o que gostaria de explorar no universo se pudesse ir em missão. "Visitaria as luas de Júpiter (...) Não sei o que iria descobrir. Sei que não há vida lá. Mas o que gostaria de descobrir... Não sei.".

Caso tivesse uma oferta para viajar até ao espaço, Morgan Freeman diria "Sim! Viram bem aqueles tipos? Eu acho que seria, provavelmente, a experiência de uma vida inteira".

Morgan Freeman falou para uma audiência constituída maioritariamente por estagiários da NASA, sendo uma das poucas pessoas presentes com idade para poder recordar o momento histórico da Apollo 11 em 20 de julho de 1969, que levou os primeiros homens à Lua. Recordou que estava sentado no sofá do seu apartamento em Nova Iorque durante o acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário