quarta-feira, 23 de julho de 2014

Força Aérea dos EUA lança dois novos satélites de vigilância

Equipamentos vão monitorar outros países, segundo o governo. Foco será atacar possíveis ameaças contra objetos espaciais americanos.

(France Presse/G1) A Força Aérea americana lança nesta quarta-feira (23) novos satélites para monitorar os outros países e contra-atacar possíveis ameaças contra objetos espaciais americanos.

Está previsto que dois satélites sejam enviados a órbitas de grande altitude pela primeira vez como parte de um programa que até há alguns meses era estritamente secreto.

Os equipamentos serão lançados de foguetes Delta IV da estação da Base Aérea de Cabo Canaveral na Flórida e irão para uma órbita de 35.900 km acima da Terra, onde orbitam outros satélites-chave dos Estados Unidos.

"Esta dupla de vigilância ajudará a proteger nossos ativos em geo (órbita de grande altura)", afirmou o chefe do Comando Espacial da Força Aérea dos Estados Unidos, general William Shelton. Ele destacou que isso ajudará a melhorar sensivelmente as imagens militares americanas do tráfego de satélites em órbita.

A vigilância do espaço atualmente é feito da Terra ou em baixas altitudes, a poucas centenas de quilômetros da Terra.

O projeto é conhecido como Programa de Consciência Situacional do Espaço Geosincrônico (GSSAP), e se tornou público pela primeira em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário