terça-feira, 15 de julho de 2014

Habitantes da Austrália tomaram foguete Soyuz por meteoro


(Voz da Rússia) Na noite da quinta para sexta-feira os habitantes da Austrália foram abalados com um espetáculo raro: tomaram por meteoro os fragmentos chamejantes de lixo espacial que cruzaram os céus das regiões orientais do país. Esta informação foi divulgada pela mídia australiana.

O Twitter ficou cheio de informações de testemunhas oculares, as radioemissoras receberam toda uma torrente de telefonemas de pessoas que se apressavam a participar as suas impressões deste espetáculo.

“Ele voava tão rápido, depois diminuiu a velocidade e começou a baixar, deixando atrás de si uma faixa excepcionalmente clara de luz”, informou um dos ouvintes da radioemissora 3AW de Melbourne.

Alguns cidadãos telefonaram para a polícia receando que a causa dos clarões no céu durante cerca de 20 segundos, fosse o acidente de um avião.

Os peritos afirmam, todavia, que os australianos assistiram à queda do terceiro estágio do foguete-portador russo Soyuz, utilizado terça-feira passada para o lançamento do satélite meteorológico Meteor-M.

A mídia cita a declaração de astrônomo de Melbourne Alan Duffy. Ele afirma que é difícil de determinar o local exato de queda dos “grandes fragmentos de metal”, que ficaram incólumes depois da entrada dos restos do estágio do foguete nas camadas densas da atmosfera. Ao mesmo tempo, aconselhou aos agricultores dos estados orientais a tomar mais cuidado quando estão nos campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário