segunda-feira, 14 de julho de 2014

Foguete com transportador para Estação Espacial decola dos EUA

Cygnus foi lançado pelo foguete Antares no início da tarde, da Virginia. Objetivo é reabastecer os astronautas instalados na Estação Espacial.


(France Presse/G1) A Orbital Sciences Corporation lançou neste domingo (13) o transportador não tripulado Cygnus, com o objetivo de reabastecer os astronautas instalados na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O veículo decolou de Wallops Island, na Virgínia (leste dos EUA), às 12h52 (13h52 de Brasília), lançado pelo foguete Antares. A missão "Orb-2" é a segunda viagem oficial para a cápsula realizada pela Orbital e é uma das oito viagens contratadas pela Nasa, a agência espacial americana.

A "Orb-2" deveria ter partido em maio, mas teve de ser adiada devido a um problema com o foguete Antares. A Cygnus transporta 1,5 tonelada de material para a ISS, incluindo comida, equipamentos para a tripulação e para experimentos científicos, além de uma bomba para o módulo japonês. Deve chegar à ISS em 16 de julho.

A Orbital Sciences e a SpaceX são as duas empresas privadas contratadas pela Nasa para transportar víveres e material para a estação orbital.

As cápsulas da Orbital, que fizeram sua primeira entrega à ISS em janeiro de 2014, estão projetadas para se destruírem ao reingressarem na atmosfera, diferentemente da nave Dragon, da SpaceX, que aterrissa no oceano. A missão "Orb-3" está prevista para novembro. A Cygnus ainda tem três voos agendados para 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário