quinta-feira, 22 de maio de 2014

NASA treina debaixo de água para missão a asteroide

A agência especial norte-americana está a preparar uma missão a um asteroide e o treino decorre debaixo de água, avançou a própria NASA no seu site.

(Notícias ao Minuto) A NASA está a preparar-se para a recolha de amostras de um asteroide mas os preparativos já começaram. O objetivo é ser capaz de enviar astronautas até à superfície de um asteroide, já a partir da década de 2020.

Juntos, os astronautas Stan Love e Steve Bowen já contabilizam mais de 62 horas em voos espaciais e a sua experiência tem servido de base para o trabalho que está agora a ser desenvolvida cá em baixo, na Terra.

Em primeiro lugar, um esclarecimento: a missão não tem nada a ver com o célebre ‘blockbuster’ Armaggedon, realizado por Michael Bay, em que um grupo de perfuradores tenta salvar o planeta do embate de um asteroide do tamanho do Texas. Esta é uma missão exploratória e o asteroide não é tão intimidante.

"Estamos a desenvolver técnicas e ferramentas que possam um dia ser usadas para explorar um pequeno asteroide que foi capturado em órbita em torno do Sol e trazido de volta por uma nave espacial robótica para orbitar à volta da lua”, explica um dos astronautas no comunicado que disponibilizado no site da Nasa.

Desde 9 de maio que a NASA tem levado a cabo treinos debaixo de água num dos laboratórios do seu centro espacial. Segundo a própria, a recolha de amostras da superfície de um asteroide permite, por exemplo, estudar a idade do sistema solar e saber um pouco mais sobre como se terá formado.
----
Matéria similar no Astropolítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário