quarta-feira, 21 de maio de 2014

Entusiastas decidem dar nova vida ao satélite lançado em 1978


(Voz da Rússia) Pela primeira vez na história, uma campanha de financiamento coletivo arrecadou fundos para ressuscitar uma velha sonda da NASA, que está vagando no espaço interplanetário. Com a ajuda de doadores, os entusiastas pretendem dar uma quarta vida ao aparelho que já tinha estudado o Sol e mergulhado nas caudas de cometas.

O veículo espacial International Sun-Earth Explorer (ISEE) foi lançado em 1978, no âmbito de um projeto conjunto entre a NASA e a Agência Espacial Europeia. O ISEE investigava o vento solar, a radiação espacial e a solar. Mais tarde, o aparelho passou a estudar a interação do vento solar com a atmosfera cometária, sendo rebatizado de International Cometary Explorer.

Em 1997, a NASA decidiu fechar a missão, mas não desativou o ISEE. No presente momento, está orbitando o Sol e dispõe de combustível suficiente.

Os participantes do projeto ainda não determinaram qual será a nova especialização da sonda. Poderá ser enviada para um dos cometas, ou continuará as observações do Sol. Os pesquisadores têm a intenção de disponibilizar todos os resultados do seu projeto na Internet.



----
Matérias similares na Galileu e Exame
----
E mais:
Se recuperó la ISEE-3 (Infobservador - em espanhol)
.
Site interativo conta história do ISEE-3, satélite lançado há mais de 30 anos (Galileu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário