terça-feira, 15 de abril de 2014

México quer adotar sistema russo de navegação GLONASS

Diretor da Agência Espacial Mexicana classificou tecnologia como uma das mais avançadas

(Diário da Rússia) O diretor-geral da Agência Espacial Mexicana (AEM), Francisco Javier Jiménez Mendieta, afirmou que o México está interessado em instalar o Sistema Russo de Navegação Global por Satélite, mais conhecido como GLONASS. Segundo o executivo, para o país latino-americano seria muito interessante adotar o sistema, classificado por ele como "um dos mais avançados atualmente", porque uma das linhas do Plano Nacional de Desenvolvimento mexicano que diz respeito à AEM é a contribuição para a melhoria do transporte terrestre, aquático e aéreo através do uso das facilidades tecnológicas a partir do espaço.

Assim, Mendieta disse que a instalação do sistema de navegação russo é uma das propostas que estão sendo consideradas para o futuro acordo de cooperação espacial entre os dois países.

Já o professor do Instituto de Astronomia da Universidade de Moscou Viacheslav Turishev disse que poderiam ser construídos receptores de dados por satélite. Segundo ele, "a instalação do Glonass em adição aos do sistema GPS resolveria diversos problemas, não só os relativos ao geoposicionamento, mas também na observação da propagação de sinais eletromagnéticos em caso de terremotos, no monitoramento do meio ambiente e na determinação da posição exata das placas tectônicas”.

Além disso, o professor também exortou o México a colaborar com os especialistas de Skolkovo, centro russo de inovações tecnológicas situado nos arredores de Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário