quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cooperação Brasil - Etiópia

Delegação da Etiópia visita AEB para conhecer programa espacial

(AEB/Panorama Espacial) Uma delegação da Etiópia, liderada pelo vice-primeiro-ministro Demeke Mekonnen, visitou nesta quarta-feira (9) a Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília (DF). A comitiva foi recebida pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Petrônio Noronha de Souza, e pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho.

O país africano tem interesse em conhecer os sistema de inovação e a relação entre o setor científico e o industrial no Brasil, bem como discutir as possíveis áreas com potencial para uma cooperação bilateral na área científica e tecnológica.

Os etíopes pediram muitas informações sobre o Programa Espacial Brasileiro, sobre a política de gestão de projetos e sobre os centros de lançamentos de Alcântara, no Maranhão, e da Barreira do Inferno, em Natal, no Rio Grande do Norte. A AEB sugeriu a Mekonnen que estude a criação na Etiópia de um centro para recepção de dados de satélite de sensoriamento remoto a exemplo de outros já instalados em alguns países africanos.

Incentivo – A cooperação entre Brasil e Etiópia na área de C&T é recente. As primeiras conversas se iniciaram em 2012 e resultaram na assinatura de um acordo um ano depois. O documento objetiva estimular a colaboração e promover a capacitação tecnológica e científica entre as duas nações, formando e fortalecendo os laços entre comunidades científicas.

Integram também a delegação etíope Demitu Hambisa, Solomon Getachew, Abdissas Yilma, Negash Tola, Stamm Andreas, todos ligados a área de ciência e tecnologia, e Ahmed Abtew, do Ministério do Interior.

Além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde esteve na segunda-feira (7), os etíopes também têm agenda com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com as fundações Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com a Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário