segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cápsula Dragon levará esperança de salada fresca aos astronautas da ISS

(Efe/Terra) A cápsula Dragon que os Estados Unidos espera lançar na próxima segunda-feira, propulsada por um foguete Falcon, levará aos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) a esperança de agregar salada fresca a suas dietas.

Essa missão de reabastecimento é a terceira que será realizada pela empresa SpaceX dentro do programa americano de privatização da exploração espacial desde o fim da era dos ônibus espaciais, em 2011.

A nave espacial Dragon, parcialmente reutilizável e que mede 4,4 metros de altura por 3,66 metros de diâmetro, tem capacidade para levar até seis tripulantes, além de três toneladas de carga. No entanto, até o momento, ela foi usada apenas para enviar provisões à ISS e trazer experimentos e lixo desde o posto orbital.

Desta vez, a nave levará uma câmara de cultivo de plantas denominada Experimento Veg-01 ou "Veggie", que poderia ampliar a capacidade de produção de alimentos em órbita, segundo explicou a Nasa em seu site.

A pesquisa em questão se centrará no cultivo e desenvolvimento de plantas de viveiro - como o alface - em plena estação, que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra e a cerca de 27 mil km/h.

"A 'Veggie' fornecerá um novo recurso para os astronautas e os pesquisadores quando começamos a desenvolver a capacidade de cultivar produtos frescos e outras plantas na estação espacial", apontou Gioia Massa, encarregada do experimento.

"A determinação da segurança alimentar é uma de nossas metas primordiais para esta prova de validação", acrescentou.

"Veggie" é um viveiro de baixo custo que usa um painel com diodos de emissão de luz (LED) vermelhos, azuis e verdes para o cultivo de plantas e a observação por parte dos astronautas.

Com seu design único, o viveiro pode ser submetido para transporte, armazenamento e, inclusive, cultivo, já que se expande em até 45 centímetros à medida que as plantas crescem em seu interior.

Massa explicou que a área de crescimento é de 29 centímetros de largo por 37 centímetros de profundidade, medidas com as quais "Veggie" é o maior viveiro para plantas já enviado ao espaço.

Atualmente, a Nasa foca sua atenção nas missões de exploração de longa duração, as quais requeriam a capacidade de cultivo de alimentos por parte dos astronautas.
----
Matérias similares no UOL e Galileu
----
E mais:
Problema em computador da estação espacial pode exigir caminhada de astronautas (iG), com matéria similar no O Globo
.
5 itens estranhos sendo enviados hoje para a Estação Espacial Internacional (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário