quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Técnica que imita pata de salamandra pode ajudar robôs no espaço, diz ESA

Robôs da Agência Espacial Europeia podem escalar superfícies verticais. Pata de salamandra tem aderência que auxilia em ambientes de vácuo.


(Efe/G1) A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quinta-feira (2) a possibilidade de que robôs projetados para subir em superfícies verticais possam funcionar no espaço graças à criação de um material que imita a aderência das patas de salamandras.

Esse animal escala a parede devido à presença de pelos microscópicos em suas extremidades, "suficientemente finos para que aconteçam interações atômicas entre o extremo do pelo e a superfície", informou a agência em comunicado.

A partir deste dado, cientistas da ESA dotaram seus robôs batizados de Abigail com pequenas almofadas que imitam os pelos e tem terminações "cem vezes mais longas", mas suficientes para suportar o peso do robô.

Os pesquisadores comprovaram que a capacidade de adesão desta almofada resistia às condições de vácuo e temperatura próprias do espaço exterior, ao contrário dos materiais testados anteriormente.

Até agora, o principal problema encontrado pelos cientistas era a impossibilidade de conseguir que o robô se segurasse enquanto se movimentava por uma parede vertical, empecilho que, segundo a ESA, pode ser resolvido com a descoberta.

Se for assim, o protótipo de robô Abigail, equipado com seis pernas mecânicas, poderia avançar pelas superfícies rugosas ou acidentadas dos satélites espaciais, explicou a agência.
----
Matérias similares na ExameTerra e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário