quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Nasa usa novo Kinect e óculos de realidade virtual para controlar robô

Teste tem como objetivo tornar o controle de robôs menos complicado. Oculus Rift mostra ponto de vista do robô e Kinect capta os movimentos.



(G1) A Nasa usou duas tecnologias dos videogames para permitir o controle de robôs à distância no espaço. Em uma experiência realizada pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL), laboratório da agência espacial americana, foram usados os óculos de realidade virtual Oculus Rift, acessório que está em desenvolvimento para PC, e a nova versão do sensor de movimentos Kinect, do videogame Xbox One. Desse modo, o braço robótico foi controlado à distância.

A agência divulgou um vídeo (em inglês) que mostra como foram os testes:



Os óculos permitiram que o usuário observasse o objeto do ponto de vista do robô em um ambiente virtual enquanto o Kinect captou os movimentos do usuário que tinha que pegar um objeto. Os movimentos realizados na frente do sensor eram reproduzidos pelo robô. O novo Kinect foi usado porque ele capta os movimentos dos dedos do usuário, permitindo abrir e fechar a mão do braço robótico.

De acordo com a Nasa, o objetivo de usar tecnologias do tipo é para tornar o controle de robôs menos complicados nas missões espaciais. A combinação, segundo a agência, criou a "interface mais imersiva já criada pelo JPL até hoje". A agência espera que estas tecnologias possam ajudar na exploração espacial no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário