terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Empresa SpaceX lança com sucesso seu segundo satélite comercial

Foguete Falcon 9 decolou com equipamento de empresa asiática nesta 2ª. Lançamento aconteceu em Cabo Canaveral, na Flórida.


(France Presse/G1) A empresa americana Space Exploration Technologies (SpaceX) lançou na segunda-feira (6) com sucesso seu segundo satélite de comunicação em menos de um mês, com a esperança de desempenhar um papel chave neste mercado ao oferecer preços competitivos.

O foguete de duas etapas Falcon 9 foi lançado às 20h06 de Brasília da estação de Cabo Canaveral, na Flórida. A bordo estava o satélite Thaicom 6, que se separou do foguete impulsionador 30 minutos mais tarde.

Mais de uma hora após o lançamento, a SpaceX confirmou pelo Twitter a colocação em uma órbita elíptica perfeita do satélite, com uma altitude que varia de 300 a 90.000 quilômetros.

O equipamento de três toneladas irá ocupar posteriormente, com seu próprio sistema de propulsão, uma órbita geoestacionária a 36.000 km da Terra. O Thaicom 6, da empresa Thaicom Plc, fornecerá serviços de comunicação e televisão ao sul da Ásia e África.

Mercado de veículos lançadores
No dia 3 de dezembro, a SpaceX lançou seu primeiro satélite de telecomunicações, o SES-8 do grupo de Luxemburgo SES, segundo operador mundial de satélites, que até esse momento utilizava foguetes europeus Ariane ou russos Proton para colocar seus satélites em órbita.

Com este lançamento, a SpaceX se encaminha para se converter em um ator importante no mercado do lançamento de satélites comerciais, avaliado em US$ 190 bilhões. A SpaceX tem pedidos no valor de 4 bilhões de dólares, 75% dos quais para clientes comerciais.


----
Matérias similares no R7Correio BrazilienseExame e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário