quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Aqui Deveria Estar Uma Base de Lançamento de Foguetes

A Alcântara Cyclone Space, empresa pública criada com verba brasileira e ucraniana para explorar serviços de lançamento de satélites no Maranhão, deveria operar desde 2009. Mas este esqueleto de ferro e concreto é Tudo o que foi erguido até agora.



“SÃO TRÊS DA TARDE E SEU ANÍLSON BATISTA ESTÁ ENTEDIADO”
Faz um tempão que permanece sentado na frente de um bar de paredes verdes descascadas, sem letreiro na porta, mas que todos conhecem na região como o Bar do Batista, logo na frente do Jatobá Frangos. Nada de muito emocionante acontece ali na avenida Anel do Contorno, a principal de Alcântara, município de 20.000 habitantes na região metropolitana de São Luís, no Maranhão. “Isso aqui era um movimento danado, mas agora tá muito calminho. Calmo que nem água de poço, sabe?”, afirma Batista.

O bar fica no caminho entre o miúdo porto da cidade e o Centro de Lançamento de Alcântara, área de testes de foguetes da Força Aérea Brasileira, que ficou tragicamente conhecida após o acidente de 22 de agosto de 2003, quando um veículo lançador de satélites explodiu por volta das 13h30, três dias antes de seu lançamento, matando 21 cientistas. Nos últimos anos, o local voltou a viver a efervescência e o otimismo do programa espacial brasileiro, com gente de toda a região indo e voltando de caminhão para trabalhar em um “projeto com o povo lá da Ucrânia”, como diz Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário