quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nasa adia missão de envio de carga para fazer reparos na ISS

Agência espacial marcou três caminhadas espaciais para conserto. Problema está no sistema de resfriamento, danificado há uma semana.


(France Presse/G1) A Nasa adiou nesta terça-feira (17) uma missão de envio de carga à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e marcou três caminhadas espaciais para que os astronautas possam consertar um sistema de resfriamento danificado no laboratório orbital.

A decisão significa o adiamento, até o ano que vem, da primeira missão de abastecimento regular à ISS da companhia privada Orbital Sciences. No lugar dela, dois astronautas americanos farão três caminhadas espaciais, a última prevista para o dia de Natal, a fim de reparar o dano que já dura uma semana.

"Os astronautas da Nasa Rick Mastracchio e Mike Hopkins vão remover um módulo de bombeamento que contém uma válvula defeituosa", explicou a Nasa em um comunicado. "Eles vão substituí-lo por uma peça sobressalente que está armazenada em uma plataforma no compartimento de carga externo", continuou.

Em 11 de dezembro, a válvula defeituosa provocou um colapso em um dos circuitos externos de resfriamento da estação, onde amônia líquida circula do lado de fora da estação para manter os equipamentos internos e externos refrigerados, informou a agência espacial americanas.

Tentativas de reparar o problema na Terra aparentemente não foram suficientes para permitir à missão da Orbital atracar na estação orbital para descarregar provisões. A Nasa informou que as três caminhadas espaciais estão previstas para os dias 21, 23 e 25 de dezembro.

A tripulação de seis homens a bordo da ISS nunca esteve em risco por causa da falha, mas a Nasa informou que gostaria de ver o sistema consertado definitivamente o mais rápido possível.

A empresa Orbital Sciences fez um lançamento de demonstração e acoplamento na ISS em setembro, revelando sua capacidade de realizar a missão e abrindo o caminho para futuras viagens de abastecimento.

Depois que a Nasa perdeu a capacidade de chegar ao espaço com a aposentadoria, em 2011, do programa dos ônibus espaciais, as companhias privadas Orbital Sciences e a SpaceX se apresentaram para preencher o vácuo com naves próprias de carga.

As duas empresas têm contratos lucrativos com a agência espacial americana para abastecer a ISS.

A SpaceX, sediada na Califórnia e de propriedade do empresário da internet Elon Musk, se tornou a primeira empresa privada a chegar à ISS em 2012 e tinha um contrato de US$ 1,6 bilhão para 12 missões com sua cápsula espacial Dragon.

A Orbital Sciences tem um contrato de US$ 1,9 bilhão com a Nasa por oito missões de carga para a ISS, transportando provisões, comida, experimentos científicos e peças de reposição. A última vez que astronautas fizeram caminhadas espaciais para substituir uma bomba de amoníaco defeituosa foi em 2010, e o conserto também precisou de três caminhadas espaciais para ser feito.
----
Matérias similares no Terra e UOL
----
E mais:
Nasa estuda como corrigir defeito na Estação Espacial Internacional (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário