sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Avaria no sistema de refrigeração da ISS pode atrasar lançamento de missão

(AFP/Terra) A Nasa (a agência espacial americana) corria nesta quinta-feira para consertar uma avaria no sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) que pode atrasar o lançamento, na próxima semana, da primeira missão de carga da empresa privada Orbital Sciences.

Os engenheiros ainda estão tentando descobrir o que causou a falha na quarta-feira em uma válvula reguladora que controla a temperatura do equipamento a bordo da estação, informou o gerente da equipe a cargo da missão, Kenny Todd.

Os astronautas a bordo estão "em boa forma" e confortáveis depois do problema no sistema de resfriamento, que a Nasa disse não ter representado qualquer perigo.

Uma caminhada espacial deve ser necessária para examinar mais de perto os circuitos de controle térmicos - há dois do tipo na estação - e a válvula defeituosa, mas a Nasa ainda não decidiu sobre isto.

Enquanto isso, um reparo temporário foi feito, no qual alguns dispositivos foram desligados para economizar energia e o sistema de resfriamento está funcionando de forma não integrada.

"Não queremos que esta posição perdure no longo prazo", afirmou Todd. "Enquanto isso, temos uma configuração estável", prosseguiu.

Uma decisão deverá ser tomada na segunda-feira sobre se o lançamento da nave não tripulada de carga Cygnus, da Orbital Sciences, deverá ser mantido conforme o programado para 18 de dezembro.

A janela de lançamento se estende até o dia 21, disse Todd. Um problema semelhante aconteceu em 2010 a bordo da ISS, o que faz com que a Nasa tenha alguma experiência com o protocolo necessário para mudar uma bomba defeituosa na parte externa do laboratório orbital, acrescentou.
----
Matérias similares no UOLInovação TecnológicaFolha e O Globo
----
E mais:
Viver no espaço não é moleza! (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário